sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A Música e seus efeitos na Vida Espiritual x Amigão Hinos CCB


A PAZ DE DEUS

repassando uma colaboração espiritual, que vem de encontro com todos anseios.

Deus abençoe Gê e Tê








A Música e seus efeitos na Vida Espiritual

Proponho comentar a seguir algumas experiências que pude observar ao longo dos meus quarenta e oito anos ouvindo todo tipo de música nacional, inclusive os da meio esquecida Harpa Cristã. Os tempos são difíceis, mas Deus nunca deixa de colocar a Sua parcela de vida nos nossos louvores musicais. A música poderá fazer bem ou mal, tudo dependerá de sua aplicação. Como sábios, com certeza cantaremos louvores ao Rei Jesus.

Música
Definição reduzida – é a arte de combinar agradavelmente os sons.

Era conhecida desde a antiguidade. Jubal foi o antepassado de todos os músicos que tocam harpa e flauta, Gn 4.21. Usava-se música para várias finalidades; para comemorar vitórias, Ex 15.1; Jz 5; em várias modalidades de festas, Ex 15.20; em casamentos, Jr 7.34. Às vezes era acompanhada de dança, 1 Sm 18.67, Lc 15.25. Davi e seu filho Salomão contribuíram bastante para a atividade da música coral e instrumental em Israel, 1 Cr 6.31-48; Am 6.5.

Havia vários tipos de instrumentos: Cordas - harpa, lira, saltério. Sopro - flauta, gaita, órgão, trombeta. Chifre - buzina ou corneta. Percussão - adufe, símbolo, cítara, pandeiro, tambor, tamboril.

A Música sempre foi importante e teve o seu lugar nos cultos e na vida dos fiéis, tanto na forma instrumental como na vocal, seja uníssona ou em conjunto. A Bíblia mostra várias situações de sua importância na vida do povo de Deus.

O Ministério de Louvor
Muitas Igrejas nomeiam um grupo especial para conduzir a parte musical dos cultos. Este ministério foi fundado desde os tempos bíblicos por Davi que tratou com carinho esse departamento. “Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber...” 1 Cr 16:4. “Porque, já nos dias de Davi e de Asafe, desde a antiguidade, havia chefes dos cantores, e cânticos de louvores, e ação de graças a Deus” Ne 12.46.

É de suma importância este ministério na vida da igreja. Os hinos entoados pela igreja, quando regidos por um maestro ou conhecedor de música, são mais agradáveis, permitindo assim que tenhamos o nosso espírito pronto para sentir, através das vozes harmoniosas, a mensagem que Deus quer falar no nosso coração.

A música deve ser bem definida
O apóstolo estava fazendo um comentário sobre o exercício dos dons espirituais e ao manifestar preocupação com a desordem provocada pela presença de muitas línguas estranhas proferidas ao mesmo tempo, fez uma analogia com os sons distintos de uma orquestra que, tendo uma boa variedade de instrumentos, produz um conjunto de sons agradáveis. “Da mesma sorte, se as coisas inanimadas que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?” 1 Co 14.7.

A definição clara de cada nota musical dentre outras é imprescindível e interfere diretamente na qualidade final dos registros musicais de uma orquestra. Assim, nós, servos de Deus devemos ter todo o cuidado para apresentarmos a Ele uma adoração clara, definida e harmoniosa.

A música sinalizando início de batalha
A música era usada como sinalização para início de batalha. Hoje, ainda o som de corneta é ouvido nos quartéis. Estes sinais musicais são precisos e servem para nortear uma tropa ou grupo de militares para ações específicas. “No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós” Ne 4.20.

Os militares são despertados com sonido específico, que é diferente do toque de “cobrir”, “sentido”, “apresentar armas”, etc. Lembro-me de uma vez que o corneteiro do PAMA-GL (Parque de Material Aeronáutico) errou a seqüência de toque e causou grande confusão, pois não existe o toque “apresentar armas” logo a seguir de “descansar”. Em todas as esferas da nossa vida uma sinalização errada pode ser fatal. “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” 1 Co 14.8.





A música estranha deve ser desprezada
A maior dificuldade do momento para um cristão adolescente ou jovem é conciliar a música cristã com a secular. Em um breve retrospecto de uma semana podemos perceber o quanto tem que ser prudente para conseguir manter-se firme na fiel adoração.
Domingo - É o dia de louvar a Deus e agradecê-Lo por lhe ter permitido permanecer fiel e ter oferecido na Sua Palavra o maravilhoso exemplo dos três valorosos servos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que souberam refutar o ritmo da terrível música que lhes fariam portar diante de uma estátua. “Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música se prostraria e adoraria a estátua de ouro; e qualquer que se não prostrasse e adorasse seria lançado dentro do forno de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia:; esses homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem a estátua de ouro, que levantaste, adoraram” Dn 3.10-12.

Era especialidade de Satanás
Segundo alguns estudiosos, teólogos e exegetas, Lúcifer era o comandante-em-chefe das atividades musicais no céu e como conhecedor desta forma universal de comunicação, arrasta multidões para o seu lado. Sendo ou não real este título, é razoável que tomemos todo o cuidado para não usarmos esta poderosa ferramenta para fins perniciosos ou para dar glória ao deus deste Século. “Já foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo te ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão” Is 14.11.

Música no arrebatamento da igreja
O som de uma trombeta precederá aos acontecimentos do arrebatamento da igreja de Cristo. “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” 1 Co 15.52. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” 1 Ts 4.16.

Toque musical para o juízo sobre a terra
Ao som musical de trombeta Deus enviará o Seu juízo sobre a terra. Os que ficarem aqui verão as conseqüências do terrível toque musical. Deus nos guarde, por Sua graça. Ap 8.7-11.15.

Efeitos da música na Vida Espiritual
A música exerce efeitos na vida espiritual. Sua aplicação pode ser capaz de transformar uma situação. Existe uma grande variedade musical no universo e nenhuma é sem significado. Quando estamos felizes gostamos de cantar “Fico feliz em vir em Tua casa”. Quando abatidos cantamos “Por que te abates, oh! Minha alma”. Se estamos enlutados o hino 202 da Harpa Cristã “ - * CCB 397, 398, 399 e 400. Junto ao Trono de Deus preparado, há cristão um lugar para ti”. 

Ao passarmos no concurso cantamos com a Igreja“Mais grato a Ti”. Em culto de missões temos vários estilos: africanos, asiáticos, árabes, indígenas, etc. Na cerimônia fúnebre predomina a música suave.Como vimos, nós os crentes em Jesus, temos à nossa disposição uma canção específica para cada uma situação.

Há muito tempo, estudiosos vem estudando os efeitos da música na vida espiritual das pessoas. Recebi do meu gerente Júlio Henrique um e-mail - não me lembro a fonte nem autoria – que mostra os efeitos da música na formação dos cristais na água. Um cientista oriental submeteu a água de uma fonte sob diversas formas musicais, do Rock pesado à suave melodia. Os resultados lhe foram surpreendentes; os sons musicais desordenados e pesados produziam um formato estranho de desenho ao passo que ao som da música suave os cristais se apresentaram de forma simétrica e conforme.

Se as moléculas de água podem reagir de forma diferente em função da qualidade da música, o que dizer do nosso sensível espírito imaterial? Com certeza reagimos imediatamente em função da qualidade musical que ouvimos. Isto está claro na Bíblia e nos testemunhos.

Libertação
Muitos testemunhos têm-se ouvido de servos de Deus que durante grande provação, ao invés de murmurar, preferiram cantar hinos de adoração ao SENHOR, obtendo a libertação. A Bíblia mostra esta cena no episódio de Paulo e Silas, que mesmo estando em condições adversas, preferiram cantar ao SENHOR. “Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos” At 16.25,26.

Promove alegria intensa
Quando Davi juntamente com o povo de Deus levava a Arca, havia júbilo ao som de trombetas. O silêncio não representa santidade, devoção ou adoração; se assim fosse, os monges seriam os verdadeiros adoradores. O cristão deve sempre que possível abrir a sua boca e manifestar sua gratidão através da música. Também é uma forma do Adversário saber da nossa determinação. “Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo e ao som das trombetas” 2 Sm 6.15.

Resultante de oração fervorosa
Por volta de 1960, meu pai levou-me na igreja, na Rua Rocha Leão em campos – RJ, onde era pastor auxiliar. Chegamos dentro do horário e os irmãos já estavam ajoelhados em oração e o templo estava cheio. Lembro-me com clareza do que me aconteceu nos últimos cem metros percorridos antes de chegar à porta lateral do templo. As fervorosas orações feitas ao mesmo tempo por todos aqueles irmãos produzia uma melodia harmoniosa que me causava ao mesmo tempo, espanto, prazer, temor, poder. Naquele momento eu senti a glória de Deus manifestada. Era uma amostra grátis do que acontecera em Jerusalém. “E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados” At 2.2.

Ação de graças
A gratidão é importante na vida do cristão e o reconhecimento abre as portas para novas ações. Deus é Soberano e Onipotente, portanto não depende de nada de ninguém. Em Dt 10.17, Deus é apresentado como desinteressado em receber alguma coisa do homem, mas a gratidão é uma atitude louvável e Deus aceita essa atitude. Podemos agradecê-Lo por todos os benefícios que nos tem feito através dos hinos que entoamos. Muitos crentes oferecem cultos a Deus por bênçãos recebidas e aproveitam para cantar. A Palavra diz “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” Cl 3.16.

Preparação para provação
Jesus quando estava em grande tensão devido aos acontecimentos que estavam prestes a lhe acontecer, entoou um hino “tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras” Mt 26.30.
Devemos cantar sempre em adoração a Deus. A música é uma bênção na vida do cristão. Devemos aproveitar toda a beleza da música, seu aspecto artístico, classe, leveza e ainda O enlevo espiritual que oferece.

Enche o crente do Espírito Santo
Muitas vezes ouvimos sermões baseados no versículo 18 de Efésios 5. Parando nele a riqueza do texto fica escondida nos seguintes, ficando o pregador encarregado de definir, com suas palavras, a forma de encher-se do Espírito. Nos versículos seguintes a mensagem se completa e usando o dezenove percebemos a ação da música “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” Ef 5.18,19. Temos a idéia do que Paulo quis dizer: Podemos ficar cheios do Espírito quando louvamos ao SENHOR com cânticos espirituais. Deus habita entre os louvores. A presença de Deus é certa na vida de quem louva o Seu nome, “Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel” Sl 22.3.

Afasta o mau espírito
Há um antigo ditado que diz: “Quem canta seus males espanta”. Está provado, por meio de evidências isto é uma realidade, se cantado um hino com unção. Desde os meus cinco anos de idade, venho observando endemoninhados serem libertos de maus espíritos antes mesmo de ser proferida a conhecida sentença: “sai em nome de Jesus”. Isto não é por acaso; Deus habita entre os louvores e não podem ocupar o mesmo espaço Deus e o diabo, logo um deles tem que bater em retirada, neste caso sai o mais fraco. Davi sabia disto e não usava o nome ou sangue de Jesus para expulsar o mau espírito que atormentava a Saul “E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele” 1 Sm 16.23.

Conclusão
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Creio que no Universo da música esta palavra de Paulo tem grande significado. A música pode fazer a diferença de entoada na hora certa; então não vamos ficar em silêncio quando pudermos expressar glorificação a Deus por meios dos agradáveis sons.

*Vamos fazer a diferença servindo à Deus com todo amor, fidelidade, reverência, piedade e louvor...

Deus seja Louvado.  * Deus abençoes GÊ

Autor: Ev. Enoque Rodrigues Nogueira
Fonte: Atosdois.com.br   (* com algumas adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...